O funcionamento do corpo humano é possível devido ao funcionamento contínuo de diversos sistemas.

O sistema digestivo é o que permite a transformação dos alimentos que ingerimos em nutrientes essenciais ao organismo. Através dele podemos obter energia para a locomoção, para o desenvolvimento corporal e para o próprio funcionamento de todos os sistemas e órgãos do corpo.

Boca

Tudo começa na boca, a mastigação juntamente com a salivação (mistura de enzimas salivares e muco) degradam o amido e ajudam a deglutir o alimento fazendo-o passar para a faringe. A faringe, que também pertence ao sistema respiratório, auxilia a deglutição para o esófago. Aqui, através de movimentos peristálticos, é onde o bolo alimentar é impulsionado para o estômago.

Estômago

No estômago  todos os nutrientes complexos são quebrados em nutrientes simples através da secreção gástrica que atinge um ph de dois. Dependendo da complexidade do nutriente, o estômago pode ficar entre minutos a horas até conseguir com que o bolo alimentar fique suficientemente liquido de modo a poder ser absorvido pelo organismo. Este processo desencadeia o quimo que passa, através do duodeno, para o intestino delgado.

Intestino Delgado

O intestino delgado pode atingir seis metros de comprimento. Tem como principal função absorver nutrientes através de pequenas vilosidades que cobrem toda a sua parede intestinal interior. Além de absorver as vitaminas e os minerais, as paredes do tubo intestinal também produzem enzimas que ajudam, juntamente com as secreções do fígado e do pâncreas, a digerir alimentos mais difíceis como a lactose, maltose, proteínas e sacarose. Depois de absorver grande parte dos nutrientes, os restantes seguem pelo íleo até ao intestino grosso.

Intestino Grosso

No intestino grosso ocorre a absorção da água resultante das secreções digestivas assim como da ingerida. Aqui é segregado um muco lubrificante que ajuda na eliminação das fezes através do ceco, do cólon e do reto até sair pelo ânus.

E assim decorre o processo de nutrição do nosso organismo através do sistema digestivo. É fascinante perceber como todos os órgãos desenvolvem a sua acção, sem perder a noção do conjunto, e se complementam para que  o corpo tenha um funcionamento saudável.

Tudo aquilo que ingerimos vai refletir-se  na nossa maneira de estar nesse dia ou no dia seguinte. Se, por exemplo, tivemos uma alimentação pobre em glucose, vamos sentir-nos mais cansados; se consumirmos poucas vitaminas e antioxidantes, temos mais probabilidade de ter o sistema imunológico em baixo e adoecer; etc.

Somos o que comemos!alimento é sem dúvida o nosso melhor medicamento.

Sistema digestivo humano

Newsletter Língua Frutada

Newsletter Língua Frutada

Inscreva-se na nossa newsletter para receber novidades especiais!

Inscrição realizada com sucesso! Acesse seu e-mail para confirmar.